Telefone

(51) 3018-3100

Pronto Atendimento 24h

particulares e convênios

Programas de Ensino

Teste 333

 
 
 
PROGRAMAS RESIDÊNCIA MÉDICA E OFTALMOLOGIA

O Hospital Banco de Olhos possui uma longa e bem sucedida história no ensino de Oftalmologia no Rio Grande do Sul. A jornada, dedicada à pós-graduação na especialidade, iniciou-se em 1988, sob o comando dos Drs. João Borges Filho (Coordenador Geral) e Roberto Lubisco Filho (Coordenador Executivo). 

Dentre muitos líderes de setores especializados, destacaram-se os Drs. Antônio Celso Araújo, Eduardo Marques Mason, Humberto Lubisco Filho, Roberto Freda e Wilson de Oliveira Leite Filho. Em 2011, formalizou-se o Programa de Residência Médica junto ao MEC e, antes, em 2006,  teve início o hoje designado Programa de Aperfeiçoamento em Oftalmologia Especializada - Modalidade Fellowship. 

O hospital ainda oferece vagas para estágios curriculares optativos para acadêmicos de medicina interessados em acompanhar as atividades da residência médica em Oftalmologia.

Ao longo desses anos, formaram-se já 30 turmas de especialistas que hoje ocupam destacadas posições no meio profissional e acadêmico.

FELLOWSHIP

Além do Programa de Residência Médica em Oftalmologia, o HBO, através do Programa de Aperfeiçoamento em Oftalmologia Especializada - Modalidade Fellowship, oferece 1 vaga em Plástica Ocular (2 anos), 1 vaga em Retina Clínica (1 ano), 1 vaga em Retina Cirúrgica (3 anos), 1 vaga em Segmento Anterior (2 anos) e 1 vaga em Glaucoma (2 anos).

INFORMAÇÕES SOBRE OS PROGRAMAS

ESTÁGIO CURRICULAR

 

Os estagiários observam, acompanham e apoiam os Médicos Residentes nas atividades desenvolvidas no Programa de Residência Médica em Oftalmologia, nas áreas Eletivas (ambulatoriais), de Urgência/Emergência, Centro Cirúrgico, Exames e Unidade de Internação, sob o acompanhamento da Supervisão e Coordenação da Área de Ensino.

 

PLANO DE ATIVIDADES

 

-  Aulas expositivas, seminários, rounds, estudos de casos clínicos e cirúrgicos abordando os temas abaixo: - Cirurgia Refrativa, Estrabismo, Úvea, Visão Subnormal, Retina e Vítreo, Plástica Ocular, Glaucoma, Neurooftalmologia, Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, Órbita, Doenças Externas, Patologia Ocular, Refração, Lente de Contato e Retina.

-   Procedimentos Cirúrgicos: Diagnóstico, Prognóstico, Indicações.

-   Urgência e Emergência em Oftalmologia.

-   Atividades científicas e de pesquisa.

1) Discussão de casos.

2) Reunião cirúrgica.

3) Tópicos em oftalmologia com conteúdos de: Ética Médica, Bioética, Metodologia Científica, Epidemiologia e Bioestatística e Controle de Infecção Hospitalar. São abordadas nas atividades teórico obrigatórias palestras mensais sob responsabilidade da Comissão de Residência Médica. 

 

VAGAS

 

O Hospital Banco de Olhos oferta 2 (duas) vagas mensais de estágio curricular optativo, para acadêmicos de medicina interessados em vivenciar a rotina do setor de residência médica em oftalmologia. Solicitações devem ser encaminhadas ao e-mail  ensino@hospitalbancodeolhos.org.br, para verificação de disponibilidade.

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

 

-        Termo de Compromisso de Estágio: 03 vias assinadas pelo aluno e Instituição de Ensino;

-        Ficha de cadastro preenchida;

-        01 Fotos ¾;

-        Cópia RG e CPF;

-        Cópia Seguro;

-        Cópia Carteira de Vacinas (Dupla adulto, Tríplice Viral e Hepatite B).