Central de
Atendimentos:
3018.3100

especialidades médicas

Centro Cirúrgico

O Centro Cirúrgico do Hospital Banco de Olhos possui uma estrutura completa para realizações de cirurgias oftalmológicas de pequeno, médio e grande porte em crianças e adultos. A estrutura conta com 8 salas cirúrgicas, salas de anamnese, salas de pré-indução anestésica e recuperação anestésica adulto e infantil. Horário de atendimento: de segunda a sexta feira, das 7h às 22h30min e aos sábados das 7h às 13h. Para maiores informações entre em contato através do número (51) 3018 3100.

Centro de Cirurgia Refrativa

O Centro de Cirurgia Refrativa do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre oferece o que há de mais avançado em cirurgia a laser para a correção da Miopia, da Hipermetropia e do Astigmatismo. Com ambientes confortáveis, atendimento personalizado e tecnologia de última geração, o Centro é integrado por profissionais especializados no tratamento cirúrgico dos erros de refração. Horário de atendimento: de segunda a sexta feira, das 8h às 20h e sábado, das 8h às 12h. Para maiores informações entre em contato através do número (51) 3018 3100.

Centro de Consultas

O Centro de Consultas disponibiliza de uma estrutura de 8 consultórios, 2 salas de pré-exames e médicos oftalmologistas e de diversas subespecialidades da oftalmologia. Atendimento às subespecialidades da Oftalmologia: Córnea e Doenças Externas; Dacriologia; Estrabismo; Glaucoma; Uveíte; Oftalmologia Pediátrica; Plástica Ocular; Prótese; Retina; Vias Lacrimais; Visão Sub Normal; Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h e sábados das 8h às 12h. Para maiores informações entre em contato através do número (51) 3018 3100.

Centro de Diagnóstico e Tratamento

O Centro de Diagnóstico e Tratamento realiza exames complementares em oftalmologia: Acuidade Visual a Laser (PAM), Angiografia fluoresceínica, Biometria Ultrassônica, Biometria Óptica (IOL Master), Campimetria Computadorizada, Curva Tensional Diária, Ecografia do Globo Ocular, Estereofoto de Papila, Microscopia Especular da Córnea, Papilografia, Paquimetria Ultrassônica, Retinografia, Tomografia de Coerência Óptica (OCT), Topografia Córneana. O Centro de Diagnóstico e Tratamento realiza aplicações: Capsulotomia com Yag Laser, Iridectomia com Yag Laser, Laser de Argônio. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h as 20h e sábado das 8h às 12h. Para maiores informações entre em contato através do número (51) 3018 3100.

Aplicação - Capsulotomia com Yag Laser

Procedimento realizado com o objetivo de fazer uma pequena abertura na capsula que sustenta a lente intra-ocular após cirurgia de catarata.


Aplicação - Iridectomia com Yag Laser

Consiste na abertura de um pequeno orifício na íris para facilitar o escoamento do humor aquoso em alguns casos selecionados de glaucoma (ângulo estreito ou fechado). Orientações Utiliza-se colírio anestésico. Estar acompanhado de um adulto.
 


Aplicação - Laser de Argônio

Indicado para o tratamento de doenças da retina, como retinopatia diabética, oclusões venosas, descolamentos e doenças da mácula. Orientações Estar acompanhado de um adulto. Trazer exames anteriores (Angiografia). Neste exame é necessário realizar a dilataçço da pupila com colírio. Na hora do exame é utilizado um colírio anestésico. Haverá alteração temporária da visão após o tratamento. Não dirigir por um período mínimo de 4 horas após o exame.


Exame - Angiografia Fluoresceínica

Exame que se obtem imagens da retina utilizando a técnica de administração endovenosa de uma injeção de  contraste de fluoresceína sódica em uma veia do ante-braço ou mão.

Avalia-se o trajeto do contraste nos vasos da coróide e retina.

Indicação: Diagnóstico e acompanhamento de afecções oftalmológicas como:

Retinopatia diabética, retinopatia por hipertensão, alterações da macula, tumores oculares,entre outros.

Preparo: Administração de colírios dilatadores

                Não dirigir após o exame

                Trazer acompanhante maior de 18 anos

                Pressão arterial estabilizada para realização do exame

                Tomar as medicações de rotina

                 Pacientes que realizam hemodiálise  devem realizar no mesmo dia, após o termino do exame (ou conforme orientação do seu medico).


Exame - Biometria Óptica – IOL MASTER

A Biometria Óptica utiliza um feixe de luz para obter as medidas necessárias para o cálculo do comprimento axial e da profundidade da câmara anterior. Também realiza a ceratometria.

Indicação: Cirurgia de Catarata para indicar o grau da Lente Intraocular a ser implantada no olho do paciente.

Preparo: Administração de colírios anestésicos.


Exame - Biometria Ultrassônica

A Biometria utiliza ultrasom para obter a medida do comprimento axial do globo ocular e das estruturas intraoculares. Também é um método para avaliação de glaucoma, principalmente nos glaucomas infantis, e no glaucoma de ângulo estreito no adulto. Outra utilização é para acompanhamento do crescimento do globo ocular. 


Exame - Campimetria Computadorizada

Este exame analisa através de estímulos luminosos fornecidos por um computador a percepção visual para detectar a extensão e profundidade de defeitos do campo visual.

Indicação: Diagnóstico e acompanhamentos de Glaucoma e a algumas patologias neurológicas.

Preparo: Trazer receita de óculos ou o óculos de grau.


Exame - Curva Tensional Diária

A pressão intra-ocular (PIO) é o principal fator de risco do glaucoma e o único sobre o qual pode atuar no momento, sendo a sua redução o único tratamento de benefício comprovado. Aproximadamente dois terços dos pacientes com medidas satisfatórias no consultório apresentam picos ao longo das doze horas, especialmente em horários no início da manhã.

Estes picos não detectados podem ser responsáveis pela progressão do glaucoma. A medida isolada da PIO pode ter como conseqüência o diagnóstico incorreto de glaucoma de pressão normal e idéia errônea de se ter atingido a PIO alta.

Indicação: Diagnóstico precoce do glaucoma, detecção de picos de PIO nos pacientes que apresentam progressão na lesão do disco óptico e confirmação do diagnóstico de glaucoma nos casos suspeitos.

Preparo: Chegar no Hospital as 06:00 horas da manhã e saída as 19:00hs.

                 Medida da pressão intra-ocular de 4 em 4 horas, sendo a primeira medida as 07:00hs         da manhã em repouso por no mínimo 30 minutos.

              O paciente necessita estar na sala de exames todos os horários estabelecidos, durante os intervalos é permitido a saída.

             Entrega do laudo em 7 dias.


Exame - Microscopia Especular da Córnea

O exame analisa a superfície corneana permitindo a determinação do tamanho, formato e número de células endoteliais da córnea, além do monitoramento de possíveis transformações na população endotelial ao longo do tempo.

Indicação: pré operatório de cirurgia de catarata, diagnóstico e acompanhamento de patologias da córnea. 


Exame - OCT (Tomografia de Coerência Óptica)

O OCT  consiste em um moderno exame de diagnóstico  que permite a realização de cortes transversais da retina com imagens tomográficas de alta resolução.

A tomografia da retina é o único procedimento propedêutico que consegue diferenciar as diversas camadas da retina, avaliando com precisão as alterações morfológicas da retina e nervo óptico. Também permite medir o volume e espessura do tecido retiniano.

Além disto, fornece uma análise detalhada de vários parâmetros do nervo óptico, sendo um importante instrumento no acompanhamento de doenças oculares como o glaucoma.

 

Indicação: Acompanhamento de doenças da retina como: degeneração macular, retinopatia diabética, buraco macular,síndrome de tração vítreo-macular ,membranas epi-retinianas e também doenças do nervo óptico como glaucoma.

Preparo: Administração de colírios dilatadores

               Não dirigir após o exame

               Trazer acompanhante


Exame - PAM

O exame avalia o potencial de visão do paciente através da projeção de uma tabela no fundo do olho. O resultado obtido através da leitura dos sinais da tabela.

Indicação: Pré operatório de Cirurgia de Catarata afim de estimar os resultados da cirurgia.

Preparo: Dilatação da Pupila através de colírios.

Orientação: Não dirigir após o exame

                    Trazer acompanhante

                     Utilização de tabela alfabética (pacientes alfabetizados)


Exame - Papilografia

É a fotografia do nervo óptico ou da papila. Sua principal utilização é para documentar alterações anatômicas do disco óptico, retina peripapilar e camadas de fibras nervosas da retina.

Indicação: Diagnóstico e acompanhamento de glaucoma e doenças do nervo óptico.

Preparo: Administração de colírios dilatadores

                Não dirigir após o exame

                Trazer acompanhante


Exame - Paquimetria Ultrassônica

A Paquimetria da Córnea é a medição da espessura corneana. A determinação da espessura da córnea auxilia na estimativa da reserva funcional do endotélio, em uma córnea transparente.

Indicação: Essencial para o planejamento de Cirurgia Refrativa, auxilia no diagnóstico do Glaucoma e de doenças corneanas.

Preparo:  Administração de colírios anestésicos.


Exame - Retinografia

A retinografia é a fotografia da retina, sua principal utilização é para auxiliar na documentação de alterações de fundo de olho, auxiliando no diagnóstico e tratamento das doenças oculares por meio do análise direto ou relacionando com outros exames complementares.

Indicação: Diagnóstico e acompanhamento de doenças vítreo-retinianas como: Retinopatia diabética, doenças vasculares retinianas, tumores coculares, entre outras.

Preparo: Administração de colírios dilatadores

                Não dirigir após o exame

                Trazer acompanhante


Exame - Topografia Corneana ou Ceratoscopia

É a análise da curvatura da face anterior da córnea, fornecendo ao paciente um mapa completo da estrutura da córnea.

Indicação: Ceratocone, Pré e Pós- operatórios de cirurgia refrativa.

Preparo: Suspender o uso de Lente 72hs antes do exame


Exame - Ultra-Sonografia Ocular ou Ecografia Ocular

Este exame é utilizado para avaliar o segmento posterior do globo ocular nas situações em que já não é possível um exame fundoscópico adequado.

Indicações: Descolamento de Retina, Tumores, Suspeita de Corpo estranho intraocular, traumas, opacidades corneanas, catarata..entre outros diagnósticos.

Preparo:  Administração de colírios anestésicos.


Centro de Reabilitação Visual

O Centro de Reabilitação Visual (CRV) foi criado no Hospital Banco de Olhos no intuito de atender a sua missão na integralidade, já que seu foco é a oftalmologia nas várias sub-especialidades. Dessa forma, além da área de diagnóstico e tratamento desejou-se ampliar para um atendimento especializado em baixa visão e cegueira, que possa atender as demandas das pessoas com deficiência visual. Horário de atendimento: de segunda a sexta feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Para maiores informações entre em contato através do número (51) 3018 3100.

Emergência SUS

O Hospital Banco de Olhos possui o serviço de emergência para pacientes do Sistema Único de Saúde para o atendimento de urgência e emergência em oftalmologia geral e nas diversas subespecialidades da oftalmologia. Horário de atendimento: de segunda a sexta feira, das 8h às 18h. Para maiores informações entre em contato através do número (51) 3018 3100.

Laboratório de Oftalmologia - IAPI

Com o propósito de ampliar o atendimento a pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre inaugurou em agosto de 2011, o Ambulatório de Oftalmologia no Centro de Saúde do IAPI. Em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital disponibiliza consultas e exames através de agendamento pela Central de Regulação e Marcação de Consultas, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira, das 7h30min às 17h30min e sexta-feira das 7h30min às 16h30min. Para maiores informações entre em contato através do número (51) 3018 3100. Localização: Área 17 do Centro de Saúde IAPI | Rua Três de Abril, 90 - Passo D´Areia - POA. Agendamento: as consultas eletivas através do SUS são agendadas pela Central de Marcações da Secretaria Estadual de Saúde. Para isso, vá até Posto de Saúde mais perto de sua casa para solicitar agendamento de consulta com o oftalmologista e aguarde o retorno do Posto de Saúde.

Pronto Atendimento 24h

O Pronto Atendimento é um espaço especializado em urgência e emergência oftalmológicas com atendimento médico qualificado. Atende clientes de particulares e convênios. Horário de atendimento: Todos os dias, durante as 24h. Para maiores informações entre em contato através do número (51) 3018 3100.

SUS Eletivo

O SUS Eletivo do Hospital Banco de Olhos proporciona atendimento qualificado e humanizado para pacientes agendados pela Central de Regulação e Marcação de Consultas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). É um espaço especializado que presta serviços em oftalmologia geral e sub-especialidades como: catarata, córnea, estrabismo, glaucoma, plástica ocular, retina e vias-lacrimais. Horário de atendimento: de segunda a sexta feira, das 8h às 18h. Para maiores informações entre em contato através do número (51) 3018 3100. Agendamento: as consultas eletivas através do SUS são agendadas pela Central de Marcações da Secretaria Estadual de Saúde. Para isso, vá até Posto de Saúde mais perto de sua casa para solicitar agendamento de consulta com o oftalmologista e aguarde o retorno do Posto de Saúde.

Unidade de Internação

A Unidade de Internação do Hospital Banco de Olhos possui 20 leitos, entre privativos e semi privativos, com estrutura completa assistencial médica, de enfermagem e nutricional para pacientes que necessitam de tratamento clínico oftalmológico, pós operatório e controle sistemático de pressão ocular. Horário de atendimento: diariamente, 24h. Para maiores informações entre em contato através do número (51) 3018 3100.