Central de
Atendimentos:
3018.3100

Programa de Residência Médica em Oftalmologia

O Programa de Residência Médica em Oftalmologia constitui-se em uma modalidade de ensino de pós-graduação Lato Sensu, destinado a médicos, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por ensino e treinamento em serviço, funcionando sob a responsabilidade do Hospital Banco de Olhos, sob a coordenação de um profissional médico e sua equipe de preceptores de elevada qualificação ética e profissional, de acordo com a Lei nº. 6.932, de 07/07/81 e resoluções e decretos emanados pelo Ministério da Educação.

O Programa de Residência Médica em Oftalmologia do HBO é credenciado, regulamentado e avaliado pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura desde 2011, validado e aprovado pela CNRM - Comissão Nacional de Residência Médica em 2015 e pelo CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia. São 05 (cinco) vagas de Residência Médica em Oftalmologia. A duração do curso é de 03 (três) anos consecutivos, com carga horária de 60 horas semanais, sendo desenvolvido nas dependências do Hospital Banco de Olhos.

 

Preceptores

Abdo Abbas Abed Husein Abed, Alberto Luiz Gil, Carolina Wiltgen Campos, Claudia Leite Kronbauer, Daniela Vieira Roehe, Daniele Sayuri Suzuki, Daphne Castro Santana, Fausto Stangler, Guilherme Goulart Quinto, James da Costa Marchiori, Marcela Fabiana Bordaberry, Marcelo Blochtein Golbert, Marcio Tulio Perin, Marina Braga de Andrade, Otávio de Azevedo Magalhães, Ricardo Morschbacher e Ticiana Granzotto

 

Programa de Treinamento Fellowship

O Hospital de Banco de Olhos de Porto Alegre oferece oPrograma de Treinamento Fellowshipparamédicos com formação em oftalmologia geral, interessados em desenvolver habilidades em subespecialidades. O programa tem início no mês de março, com duração de um ou dois anos, de acordo com a programação de cada subespecialidade.

Para ingressar no Programa de Treinamento Fellowship o candidato deverá possuir, no início do programa, o Certificado de Conclusão de Residência Médica em Oftalmologia pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura e/ou Título de Especialista em Oftalmologia fornecido pelo CBO - Conselho Brasileiro de Oftalmologia e estar com a documentação de especialista em oftalmologia (RQE) regulamentada junto ao CREMERS – Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul.

Importante: Todos os candidatos terminando a residência ou curso de especialização em Oftalmologia no ano de início do fellowship estão aptos a realizar a prova, porém, se o candidato do Curso de Especialização em Oftalmologia, pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, for reprovado na Prova Nacional do CBO, estará desligado automaticamente do Programa de Treinamento Fellowship. É obrigatório o titulo de especialista em Oftalmologia expedido pelo MEC ou CBO para realização de fellowship no Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre, exceto para os candidatos estrangeiros, que deverão obter reconhecimento dos órgãos nacionais competentes de sua formação.

O interessado se tornará parte do grupo de médicos responsáveis pelo atendimento de pacientes nos Ambulatórios SUS – Sistema Único de Saúde, no CDT – Centro de Diagnóstico e Tratamento e no Centro Cirúrgico, por este motivo, será necessário que o mesmo respeite rigidamente os horários desses atendimentos, bem como, estar de acordo com os regulamentos e normas internas do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre.

Não está prevista nenhuma remuneração ou bolsa de estudo para o Programa de Treinamento Fellowship.

O aluno Fellowship deverá assistir à todas atividades teóricos práticas da sua área de sub especialização bem como todas as atividades e reuniões convocadas pela coordenação de ensino e/ou Direção do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre, as quais serão informadas com a devida antecedência.

 

Coordenador da Área de Ensino

Ricardo Morschbacher

 

Secretária do Ensino

Vânia Jacqueline Calette Luiz

 

Maiores Informações:

Vânia J. C. Luiz
Secretaria do Programa de Residência Médica em Oftalmologia
Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre
Endereço: Eng. Walter Boehl, 285
Fone: (51) 3018-3100 – Ramal 3110
E-mail: [email protected]